É inaugurado em Tóquio o primeiro Café Robô do Japão

154

Abiu as portas nessa terça-feira (30) no Japão o primeiro Café Robô, onde robô substitui o barista que serve café aos clientes.

Clientes do “Henn-na Café”, que significa “Café Estranho” em japonês, precisam escanear um código QR impresso em um bilhete comprado em uma máquina para pedir um café de 320 ienes (US$ 3).

O robô barista chamado “Sawyer”, leva cerca de quatro minutos para preparar uma xícara sendo capaz de servir até cinco xícaras de café de cada vez.

O café “Henn-na” será aberto ao público na quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Segundo o gerente um café geralmente emprega aproximadamente quatro ou cinco pessoas para operar máquinas e servir café, no Henn-na elas são substituídas por Sawyer e a máquina de café automática, isso irá ajudar a manter o preço do café baixo.

Esse desenvolvimento tecnológico não é novo em Tóquio – a agência de viagens H.I.S. abriu seu terceiro “Henn-na hotel” no subúrbio de Tóquio na quinta (25), onde robôs ajudam a registrar os hóspedes e limpar o saguão no lugar de uma equipe humana, após o sucesso de duas outras unidades hoteleiras em Tóquio e Nagasaki.

O café robô segue uma tendência para solucionar a falta de mão de obra em uma sociedade japonesa que envelhece rapidamente, o que levanta dúvidas sobre o futuro do trabalho humano.

COMPARTILHAR